Destaques
- O projecto de vigilância nacional que Guebuza ofereceu ao filho
1.1. As câmaras de Mussumbuluku
Estão a ser montadas 450 câmaras de vigilância nas cidades de Maputo e Matola, no âmbito do projecto do comando nacional de intercepção e de informação que inclui as escutas telefónicas. O comando central de vigilância esta situado na Casa Militar.
- FMI quer auditoria internacional às contas da EMATUM, ProInducus e MAM.
Segundo a avaliação técnica feita pelo Fundo Monetário Internacional, a dívida pública tem agora alta probabilidade de ter atingido um nível de risco elevado de sobre endividamento.
- Renamo acusa Governo de intensificar bombardeamentos à Serra da Gorongosa
Em sessão de Comissão Mista de preparação de diálogo realizada em 20 de Junho de 2016, a Renamo queixou-se de intensificação dos bombardeamentos militares tendo como alvo Afonso Dhlakama.
- Em menos de sete meses
Oito ladrões foram mortos pela população na Beira
- Escândalo da dívida pública
- Beatriz Buchili diz que ainda não arguido devido à presunção de inocência.
Os processos em instrução preparatória não têm até ao momento, arguido, e chama à acolação aos princípios de presunção de inocência e de segredo de justiça.
- CFM necessitam de 400 milhões de dólares para reabilitação da linha férea Beira-Machipanda.
- No Distrito de Barué, província de Manica
Desconhecidos queimam sede distrital da Renamo
Primeiro secretário da Frelimo do posto Administrativo de Nhamapassa assassinado por homens que se supõem ser da Renamo.
- Director do Banco Mundial revela essencial o envolvimento dos cidadãos no processo de tomada de decisões.
- Governo pretende que PIC permaneca no Ministério do Interior
- Navio comercial afunda no Porto da Beira (tratado noutros jornais)
ZAMBEZE, 30/06/2016
Destaques
- Divida deixa o pais em maus lencoes (tratado noutros jornais)
- Apesar do número ter aumento para doze
- Comissão Mista continua estagnada
A Comissão composta pela Renamo e Governo para preparar dialogo, num beco sem saída.
- Barrulho da PIC engasga Buclhili no Parlamento (tratado noutros jornais)
- Mocambique pressionado a investigar a violação dos Direitos Humanos
A Amnistia Internacional (AI) considera que Moçambique devera investigar de imediato todas as alegações de violação dos Direitos Humanos por agentes do Estado. Tais investigações, diz a AI, deverão ser completas e imparciais.
- Graça Machel ausculta adolescentes sobre situação da criança
- Por ocasião da Função Pública
Governadora da província de Sofala aperta o cerco a funcionários desonestos. Maria Helena Taipo, aproveitou o dia da Função Pública assinalado semana finda para lançar um aviso à navegação a todos os funcionários desonestos para abdicarem de práticas corruptas.
- Parlamento Juvenil quer saídas para problemas que o país enfrenta
- Cartão Vermelho contra as piores formas de trabalho infantil
Diz a Ministra do Trabalho e Segurança Social, Vitória Diogo, reconhecendo que em Moçambique existem manifestações de abusos de criança, situação que requer atenção de todos.
DIÁRIO DE MOÇAMBIQUE, 29/06/2016
Destaques
- Três figuras reforçam equipa governamental para o diálogo (tratado noutros jornais)
- Educação capacita formadores em matéria de nutrição
- Ao longo da EN1, Distrito de Machanga, Sofala
Homens armados da Renamo atacam passageiros em Mpinga
DIÁRIO DE MOÇAMBIQUE, 01/07/2016
Destaques
- Em Sofala
Aprendidos mais de 6 mil metros cúbicos de madeira
- Em instituições do Estado
Governo revela mecanismos para detectar desvios de fundos
NOSSA REFLEXÃO
Qual é o real Estado da Nação? Esta será pelo menos até aos próximos tempos uma questão imparável. A resposta a esta pergunta é única “péssimo”, ou “Pior de todos os tempos”.
Numa altura em que há uma luz no fundo do túnel com vista a busca de paz efectiva, embora sabemos que não será Perpétua como pensava um dos maiores filósofos alemão Emmanuel Kant. A tenção político-militar vai degenerando diariamente; a Dívida Pública começa a causar sérios problemas aos moçambicanos; o crime organizado continua a propalar-se a níveis assustadores e por conseguinte, o custo de vida a subir de forma avassalador.
As últimas informações indicam que a nossa dívida pública atingiu os níveis mais alarmantes de todos os tempos a nível de toda África. Moçambique está em risco de cair na caixa de lixo de maior devedor da História. E agora? Prendam os responsáveis. A impunidade de Guebuza e os seus dois filhos, a luta pela permanência da PIC sob a tutela do Ministério do Interior em vez da Procuradoria-Geral da República gelou a Procuradora-Geral da República no seu informe anual aos moçambicanos a ponto de não ter trazido dados substanciais para por cobro as situações da sua responsabilidade.
Por favor: Devolvam-nos o sossego, a concórdia, harmonia, a tranquilidade, a liberdade e a Paz que são os únicos garantes da dignidade de um Povo por um lado e por outro são estas, as sementes que possibilitam a construção de uma sociedade moderna democrática de direito e de justiça social.
Só nos resta PEDIR A DEUS PAI-TODO-PODEROSO QUE NÃO ABENDONE O SEU POVO. PAI, TENDE MISERICÓRDIA DE NÓS, TE IMPLORAMOS SENHOR.
A luta continua…. “Enquanto não encontrarem-se a misericórdia e a fidelidade, enquanto não abraçarem-se a paz e a justiça”, não calaremos….
O Secretário: João Dambiro – O Coordenador: Fidel Salazar
Leave a Reply